quinta-feira, outubro 13, 2011

Diagnóstico Precoce

Trabalhar com propaganda é algo muito peculiar. Todo mundo acha que sabe fazer. Todo mundo tem uma "grande ideia". Todo mundo duvida que aquilo que você diz é o que eles precisam mesmo. Fora isso, temos briefings sem foco, ou que querem falar de tudo ao mesmo tempo. Planejamentos feitos no achômetro e a famosa "intuição", muito valiosa, mas que é muito usada como refúgio de quem não leu o briefing, nem estudou o problema.

Imaginem se os médicos fossem tratados como publicitários. O paciente ia dar pitaco na receita. Diminuir a dose para economizar. Dispensar um dos remédios, pois, afinal, "já estou tomando dois, pra que o terceiro?" Ou então decidir que quer operar e acabou. Comparo isso a frases do tipo: "Faz um viral!" Fico imaginando o Dr. House numa dessas reuniões de planejamento/briefing.

Claro que existem publicitários e publicitários, como também existem médicos e médicos. Numa analogia entre publicidade x medicina, estamos repletos de bizarrices como as que descrevo abaixo:

- Bom dia, Doutor!
- Bom dia, Gustavo. O que o traz aqui?
- Quero operar.
- Mas operar de quê?
- Ah, eu vi que tem muita gente fazendo, quero operar.
- Mas que tal fazer uns exames antes, ver se realmente precisa de algo?
- Exame? Não é só fazer a operação?
- Calma.
- Tem um negócio novo, aí, silicone. É bom?
- Silicone?
- É, nunca viu?
- Claro que já, mas silicone? Deixa pra lá, vou pedir os exames.
- Mas eu tenho que pagar?
- Claro.
- Ah não, olha pra mim o senhor mesmo e diz se tenho alguma coisa.
- Não. Além desses exames aqui eu quero um Raio-X.
- Raio-X pra quê? Eu falo o que eu sinto e o senhor busca na internet algo parecido.
- Ok, corta o raio-x.

Tempo passa.

- Bom dia, Doutor!
- Bom dia, Gustavo. Trouxe os exames?
- Sim, tá tudo aqui.
- Deixe-me ver. O senhor não precisa operar de nada. Só tem uma alteração no Colesterol. Exercícios, alimentação e esse remedinho aqui por um tempo.
- E?
- Viu? O senhor não precisa de uma operação.
- Como assim, Doutor? Eu quero operar. Tá todo mundo fazendo.
- Sim, todo mundo que precisa. O senhor só tá precisando arrumar outras coisas.

Gustavo indignado procura outro médico.

- Bom dia, Doutor!
- Bom dia, Gustavo. O que o traz aqui?
- Quero operar.
- Secretária, traz o bisturi.

2 comentários:

André N. Bueno disse...

Muito bom, Flavio. É levada é essa mesmo. rs

Nina disse...

Flávio, preciso seu diagnóstico. Infelizmente, na nossa área, assim como em outras, a falta de ética se faz presente.

Importante é fazer o trabalho bem feito. Os resultados aparecem, e cliente satisfeito, volta.

Bjo