sexta-feira, setembro 11, 2009

Globo Censura internet - tava demorando

Censura? Globo baixa decreto para tirar seus artistas da internet e atores reagem

A TV globo divulgou internamente um comunicado, na noite desta quinta-feira (10), restringindo o uso de mídias da internert por seus artistas contratados.

Blog, Twitter, Facebook e Orkut foram proibidos pela emissora.

A notícia não foi bem aceita pelos atores globais e afetou vários artistas, como Bruno Gagliasso e Fernanda Paes Leme, que possuem Twitter e já se manifestaram de forma negativa à censura.

A maioria dos artistas avalia que a internet é a principal ferramenta para manter contato com os fãs e prometem não abandonar a mídia digital.

No comunicado, consta que “a divulgação ou comentários sobre temas direta ou
indiretamente relacionados às atividades ligadas à emissora, ao mercado de mídia ou qualquer outra informação e conteúdo obtidos em razão do relacionamento com a Globo”.

A imposição diz ainda que apenas com autorização da Globo seus contratados poderão ter blog, Twitter etc. vinculados a outros veículos de comunicação.

A emissora dos Marinho justifica a atitude como uma maneira de proteger seus “conteúdos da exploração indevida por terceiros, assim como preservar seus princípios e valores”.

A apresentadora Astrid Fontenelle trabalha no canal pago GNT, que pertence à Globosat, e manifestou sua posição diante da polêmica, dizendo: “fato: nos contratos assinados têm clausula de direitos sobre todas as mídias, incluindo as que forem desenvolvidas... amarração total.... mas todo mundo assina!”, afirmou.

O cantor Tico Santa Cruz, que tem sido boicotado por algumas rádios por “falar demais”, segundo o próprio, defende a atitude da Rede Globo: “No caso da Rede Globo em especial, entendo a emissora querer proteger seus interesses e aceita quem quiser”.

O ator Bruno Gagliasso é contratado da Globo e twitteiro de carteirinha, mas atribuiu o veto à censura:

“Amo o que faço: arte!!!Sou contra qualquer tipo de censura”.

Outra twitteira e contratada da emissora é a atriz Fernanda Paes Leme, que também reclama:

“Não existe Arte sem liberdade de expressão”!

A morena justifica o fato de não respeitar o comunicado:

“Blog, twitter ajudam o público a conhecer o artista por trás do personagem... eu vou continuar por AQUI”!

Essa história ainda será fonte de muitas polêmicas.

Um comentário:

Nina disse...

Péssima essa atitude, hein?
Retrocesso total.

Mas encarando o assunto com um pouco de humor...Estou com o pessoal do TDUD: ainda bem que o Otávio Mesquita não está na Globo!