sexta-feira, outubro 16, 2009

Bom descanso

Fim de uma jornada de trabalho. Dou tchau e alguém diz: - bom descanso... Peraí! Para tudo. Bom descanso? Quem disse que eu vou pra casa? E se fosse, só faço isso? Descansar? Bom descanso é a constatação mais óbvia de que alguém vive para trabalhar. Por que não dizer: bom rock, boa cerveja ou, simplesmente, boa noite. Ao contrário de bom descanso, boa noite deseja algo bom para o que você vai fazer. A outra opção é uma sentença do tipo: "Agora que você trabalhou igual um cachorro, vai pra casa descansar". Eu fico um bagaço só de dar boa noite a alguém e ele me dizer: bom descanso. Toda vez fico um bom tempo pensando: - Porra, bom descanso? B o m d e s c a n s o ? Só mereço descansar?

Pode ser implicância, mas "bom descanso" me remete diretamente a "descanse em paz". Você vai no enterro do tio e no meio do velório alguém vira para você e diz: - Descansou. Pô, será? Ele pode até não ter mais nada pra fazer, mas eu quero sair do trabalho e fazer muita coisa. Não entrar num caixão e esperar a dona morte.

3 comentários:

Davi Corbalan disse...

rapaz, ficou confuso esse texto, "descanso" ou "descanço"?

Flavio Barreto disse...

É Davi. Eu precisava de um descanso. :)

Unknown disse...

Você precisava de um descanso, foi exatamente o que pensei..rs